Pular para o conteúdo principal

O SER humano pelo TER humano, impressões do livro Essencialismo



Como seria se focássemos todo nosso tempo no que é realmente essencial para nossas vidas?

Talvez a ideia de riqueza não esteja tão clara assim para todo mundo. Bom, pra mim riqueza é todo o conhecimento que acumulamos como pessoas, como cultura, tudo que fortalece o ser humano. (e não tô falando da cultura do TER humano).

Tem uma frase que ouço sempre das pessoas que é “quando eu ganhar dinheiro vou comprar uma ferrari” ou essa “quero ficar rico para nunca mais ter que trabalhar” ou aquela “meu sonho é viajar o mundo”. Eu não nego que já pensei em coisas desse tipo; casa grande, celular de última geração, 300 peças de roupas diferentes e todas as outras coisas que o TER humano adora. Não há problema em querer essas coisas se tiver propósito claro, mas saiba que viver é muito mais que isso.



A gente não é mais inteligente por ter uma pilha de livros na estante e sim pelos livros que lemos e executamos, não é pelos diplomas que tiramos e sim pelo que fizemos com o conteúdo, não são as roupas que nos deixam mais bonitos e sim o que dizemos, o como tratamos as pessoas a nossa volta, o que pensamos e principalmente o que fazemos, é aqui que está o poder. Sentiu o poder? Dá pra sentir uma sensação de poder tendo algumas coisas, mas são superficiais, não valem tanto assim para o SER humano. Lembre-se, nós somos SERES humanos e não TERES humanos.

“Compre menos, escolha bem e faça durar” -Vivianne Westwood

Não há nada de errado em fazer dinheiro, não há problema em consumir ou querer coisas boas, o problema está em querer coisas erradas, as coisas que não nos acrescentam valor algum no ser. Não precisamos consumir pouco, precisamo consumir menos e melhor.

Por que a gente se endivida? Por que a gente fica doente? Por que a gente faz o que faz? Já nos sobrou tempo para pensarmos nisso? Parece que não, a vida frenética do dia a dia não nos deixa parar, mas é preciso, porque talvez seja o excesso de informação, talvez seja a carne que comemos e nunca paramos pra pensar se fomos realmente feitos para comê-las, talvez seja as grandes marcas nos empurrando coisas guela abaixo e nós engolimos sem falar nada.

O tempo vai passando e já não paramos pra se dar conta do que nos tornamos e se continuamos a chegar em algum lugar. O ser está ficando pobre enquanto o ter enriquece a cada dia.


As marcas propagam suas ofertas e bum!! Formam-se filas de dois quarteirões para adquirir a nova promoção do iphone. Esse excesso de produtos e informações diárias afetam todo o nosso relacionamento com as pessoas e com o mundo. Desde a matéria prima usada na fabricação até a conversa fiada que tivemos semana passada sobre o novo look do papa. Cada vez mais desinformações vão tomando conta do nosso raciocínio e roubando o nosso tempo dos assuntos importantes.

A partir do momento em que as pessoas comprarem menos e melhor, descobrirão um caminho para a liberdade plena.

Tirar as coisas desnecessária da vida é um convite para tirar a mochila grande e pesada das costas e sentir a leveza e liberdade de viver.

Pense quando foi a última viagem que fizemos, qual foi a última vez que conhecemos uma cultura nova? “Ah, nem me fale, é meu sonho conhecer uma nova cultura” e por que não conhecemos? É só ir. Não, não é só ir, a gente sabe disso, teríamos que abrir mão de coisas que gostamos e nem sabemos porque gostamos, teríamos que economizar naqueles novos objetos que “onde foi mesmo que guardei…” nem nos lembramos, mas queremos comprar.


Desacelere
Quanto menos coisas a gente se apegar, mais espaço terá para aprendermos a ser, estaremos mais aberto ao novo, estaremos mais aberto para ouvir e entender o próximo.

SER humano é refletir no que somos, é praticar o que pensamos, é reconhecer nossos irmãos.

Quando tiram tudo de um ser humano, ele ainda continua o mesmo ou até melhor, tem a chance de ser mais humano ainda, porque ele não é o que tem, ele é o que faz e o que pensa.

O TER humano é feito de coisas e no momento que tiramos tudo dele, ele fica vazio.Como um balão no céu sem ar e sem direção, fica perdido e começa a cair.

o TER humano sem suas “coisas” se sente um peixe fora d’água.
Existe um livro que me ajudou a atender esse conceito de vida e me motivou a procurar mais sobre o assunto, chama-se Essencialismo — A disciplinada busca por Menos. Estou indicando a todos os meus amigos porque é um livro extremamente valioso, ele nos leva a refletir como seria uma vida simples, uma vida com mais propósito e menos objetos. Como seria se focássemos todo nosso tempo no que é realmente essencial para nossas vidas? Como diz o próprio autor “O essencialista não faz mais coisas em menos tempo — ele faz apenas as coisas certas. — Greg McKeown”

A propósito e para finalizar tem um TEDx que mostra o que temos a ganhar com uma vida mais simples focada no essencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sacos de pancada são criadas em torno de Nova York para que pessoas possam depositar sua raiva

Com tantos absurdos acontecendo aqui no Brasil, é quase improvável o clima de insatisfação. Já em Manhattan  (Nova York) o pessoal do @studio_dtttww  não deixa sua raiva passar batido, eles deram uma forcinha para que as pessoas pudessem aliviar esse fardo.

Segunda temporada de Abstract na Netflix

Pra quem curtiu a 1° temporada e ficou ansioso pela segunda, acalme-se, ela já está chegando.